A Câmara Municipal de Machico tem nos últimos anos apoiado a problemática referente aos animais errantes do concelho de Machico.

Para o efeito, a Autarquia conta com um funcionário a tempo inteiro adstrito ao Centro de Abrigo Animal, local onde os animais são tratados, alimentados e acompanhados por diversas instituições na área da veterinária e do associativismo de proteção animal, tendo em vista garantir condições mínimas para os animais abandonados no Concelho.

O objetivo passa pelo tratamento dos animais de modo a salvaguardar a saúde pública, munindo de condições que permitem aos cidadãos a adoção dos animais.

Fruto igualmente de uma doação de um terreno efetuada por um munícipe, a Câmara Municipal de Machico tem projeto que visa a construção de um Centro de Recolha Oficial para os animais errantes do concelho de Machico.

Abrigo Animal Municipal
Programa RED - Recolha, Esterilização e Devolução

Enquadrada no contexto da Convenção Europeia para a Proteção dos Animais de Companhia e da Resolução da Assembleia da República n.º 69/2011, de 4 de Abril, que consiste em recolher os animais abandonados, esterilizá-los e devolvê-los ao meio onde se encontram e onde recebem cuidados da comunidade local, o Município de Machico decidiu desenvolver o programa RED com o objetivo de evitar que os animais abandonados se reproduzam descontroladamente passando a constituir um problema de segurança e saúde pública.

Por outro lado a Autarquia pretende evitar a institucionalização de animais de companhia em canis ou gatis onde muitos passam o resto das suas vidas enjaulados, e onde alguns encontram a morte necessária para manter o canil com capacidade de receber novos animais.

No âmbito da adoção desta política, a Câmara Municipal de Machico associou-se já à Associação AMAW – Madeira Animal Welfare com a qual celebrou um protocolo para a esterilização de cães e gatos abandonados.

No âmbito desse protocolo foram adotadas várias medidas de apoio à causa, designadamente:

  • Foram ultrapassadas 500 esterilizações de cães e gatos, desde 2013;
  • Despesas médico-veterinárias com alimentação animal em cerca de 50 mil euros;
  • Construção do abrigo com celas adequadas investindo-se em cerca de 8 mil euros;
  • Vacinação antirrábica, identificação eletrónica (chipagem) e registo dos animais, em mais de 400 animais com um custo global de 10 mil euros;
  • Cheque veterinário e a doação de alimentos, destinado aos cidadãos carenciados, com animais à sua guarda;
  • Apoio com o transporte dos animais para esterilização, para quem não tem essa possibilidade;
  • Empréstimo de caixas para cães e gatos, para fins médico-veterinários
  • Realização do I Dogtrail com o intuito de sensibilizar para a causa animal;
  • Inúmeras as ações de promoção à adoção realizadas de forma regular, contando com a participação da GNR, veterinários da VetFunchal e da Dogtel;
  • No âmbito das ações de recolha de alimentos para animais, foram conseguidas cerca de 1 tonelada, doados pelos cidadãos e pelas cadeias de supermercados;
  • Foi dada formação aos bombeiros municipais para captura de animais errantes e neste contexto foram adquiridas pela Câmara material para esse efeito
Conta Solidária - Causa Animal

O Município de Machico, no âmbito da promoção da Causa Animal no Concelho, disponibiliza a partir de agora, um NIB para donativos, através da criação de uma Conta Solidária para apoiar os animais.

NIB – 0035 0420 0001 9890 1306 7

BancoAlimentarAnimal_EcosMachico_CMM

#Saúde Pública

loader